quarta-feira, 29 de abril de 2015

RAZÃO E IMPORTÂNCIA

Quando se deseja executar determinados projetos necessitamos receber todas as informações e dados sobre a mesma.

As informações poderiam ser apresentadas de várias formas tais como: descrição verbal, fotografia, modelo e desenho técnico.

Mas nem todas proporcionam as informações indispensáveis para a execução de um projeto.

Descrição verbal não é o bastante para transmitir as ideias de forma e dimensão, mesmo que ela não seja muito complicada. Se experimentarmos descrever, usando somente o recurso da palavra, um objeto, de maneira que outra pessoa o execute, concluirá que isto é praticamente impossível.

Fotografia transmite relativamente bem à ideia da parte exterior mas não mostra seus detalhes e dimensões. 

Modelo resolve, até certo ponto, alguns problemas, mas, nem todos.

Desenho Técnico pode transmitir, com clareza, precisão e de maneira simples, todas as ideias. Além disso, há uma série de outras informações necessárias que somente o desenho pode dar, tais como: os materiais, os acabamentos de sua superfície, as tolerâncias de suas medidas etc.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

PADRONIZAÇÃO DOS DESENHOS TÉCNICOS


Para transformar o desenho técnico em uma linguagem gráfica foi necessário padronizar seus procedimentos de representação gráfica. Essa padronização e feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitadas internacionalmente.

A representação gráfica do desenho em si corresponde a uma norma internacional Porém, geralmente, cada país costuma possuir suas próprias versões das normas, adaptadas por diversos motivos.

No Brasil, as normas são aprovadas e editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, fundada em 1940.

domingo, 26 de abril de 2015

FORMAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO

Atualmente os desenhos são elaborados por computadores, pois existem vários softwares que facilitam a elaboração e apresentação de desenhos técnicos.

Nas áreas de atuação das diversas especialidades, os primeiros desenhos que darão inicio a viabilização das idéias são os desenhos elaborados a mão livre chamados de esboços.

A partir dos esboços, já utilizando computadores, são elaborados os desenhos preliminares que correspondem ao estágio intermediário dos estudos que são chamados de anteprojeto.

Finalmente, a partir dos anteprojetos devidamente modificados e corrigidos são elaborados os desenhos definitivos que servirão para execução dos estudos feitos.

Os desenhos definitivos são completos, elaborados de acordo com a normalização envolvida, e contém todas as informações necessárias a execução do projeto.


Embora o desenho técnico tenha passado  a ser executado predominantemente em ambiente CAD ou outros programas, grande parte dos profissionais, o desenho à mão ainda é a gênese o principal meio para a elaboração de um projeto.

sábado, 25 de abril de 2015

DESENHO TÉCNICO

O objetivo do estudo do desenho não é a formação de desenhistas, mas sim, a preparação daqueles que irão orientar-se por meio do desenho nas escolas e na vida profissional dando-lhes condições de:

  • Ler e Interpretar, com segurança desenhos técnicos de sua especialidade de acordo com as normas da ABNT.
  • Executar, traçados a mão livre e com instrumentos básicos como forma de expressão de sua linguagem técnica.

Desenho é a arte cuja finalidade é representar graficamente formas e ideias, podendo ser executada a mão livre (esboço) ou por instrumentos e aparelhos especiais, com a observância de normas.

Desenho livre: praticado por artistas.

Desenho técnico: regido por normas.