segunda-feira, 25 de maio de 2015

TIPOS DE PAPÉIS


Canson 140 a 200 g/m2 -  para desenho artístico – folha grossa – em blocos, folhas avulsas e em vários formatos, cores e gramaturas) – Para pintura em geral. Suporta bem tintas com base de água, com secagem rápida a média. São indicados para aguadas, Ecoline, Aquarela, Acrílico, etc. Bom também para lápis de cor, pastel seco e crayon.

Sulfite (75 g/m²) - São indicados para lápis comum HB ou 2B, rascunhos.

Sulfite (90 e 120 g/m²) - Iguais ao anterior, mas suportam lápis de grafite mais macios como 4B e 6B. 


Sulfite 50 a 160 g/m2 -  para desenho a lápis e croquis, sem transparência - em blocos, folhas avulsas e em vários formatos.
Manteiga -. É semi-translúcido de superfície áspera que pode ser utilizado para croqui, copiar um desenho ou esboço e transpassá-lo a um papel melhor. Não utilize caneta nanquim neste papel, pois por ser áspero, gasta a ponta da caneta. Vendido em folhas avulsas e em vários formatos ou rolo

Vegetal -  para projeto final, com ótima transparência, em blocos, folhas avulsas e em vários formatos ou rolo. É possível fazer o desenho em um papel qualquer e terminá-lo no papel vegetal, o que elimina a mesa de luz. 



Opaline ou Westerprint (90 a 120 g/m²) - Ótimo para lápis (grafite de todas as espessuras), canetas de base líquida e tintas de secagem rápida.

.
Schoeller – Esta marca de papel alemã faz suas próprias especificações para as diferenças de cada tipo de papel que comercializa. São mais caros e ideais para quase todas as técnica e materiais, incluindo aerografia e tinta acrílica.

Colocação do papel - A folha de papel deve ser sempre (SEMPRE) presa a mesa com durex.

Deve-se utilizar a régua paralela perfeitamente alinhada com o papel ou com as linhas do desenho quando este já estiver iniciado.

 Um bom desenho é totalmente paralelo: papel, margens e projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário